Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O ARQUIVO PÚBLICO CENTRAL DO CEARÁ ESPERA REFORMA

"Dos 184 municípios, apenas Farias Brito, no Cariri; Caucaia, na Região Metropolitana; e Pacoti, no Maciço de Baturité, possuem arquivos públicos municipais. E agora vem a manchete: sequer Fortaleza tem um arquivo. “Aqui, existe o administrativo, na Jacarecanga, mas não um arquivo municipal. As prefeituras dos outros municípios que têm arquivo não cumprem a função de catalogar e preservar. Só juntam tudo”, afirma Porto.

Historicamente, a falta dos arquivos municipais é um prejuízo imenso, além de ser inconstitucional, já que se
trata de uma determinação prevista em lei que os poderes e suas diferentes esferas devem gerir seus documentos.
“Primeiro, superlota o nosso acervo e o do Arquivo Intermediário, que faz a triagem do que deve vir pra cá; segundo, cria um problema enorme para os pesquisadores do interior do Estado, que querem estudar seus municípios; terceiro, muitos moradores dessas localidades têm em casa jornais antigos, correspondências, verdadeiras relíquias e não conseguem organizar e preservar. Com um arquivo municipal, essas pessoas se sentiriam mais confiantes em doar seus acervos”, detalha o gestor. De acordo com Márcio, por enquanto, dez municípios já manifestaram interesse em criar seus arquivos municipais, entre eles Aracati, Camocim, Sobral, Crato e Juazeiro."

Sinto em dizer, eu que sou criador do Arquivo Publico de Pacoti,  que o mesmo também já se encontra fechado desde a gestão passada.

Sem arquivos públicos a nossa HISTÓRIA, que já é tão mal contada, se perde de vez. O ideal seria que cada cidade criasse o próprio arquivo público para uma melhor preservação da História em si de seu Estado e nação, uma vez que as histórias estarão sempre interligadas.
 
ATEU POETA
O HISTORIADOR DE PACOTI