Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COMO FAZER FOGO VERDE?

COMO FAZER FOGO VERDE?

Então, você jogou sal na chama do fogão e ela não ficou verde? Eu joguei e o sal apagou o fogo. De nenhum modo bateu com a questão que aprendemos na escola ou cursinho e que cai no vestibular. É sabido que não há muito sódio no sal brasileiro, exceto o feito para exportação.

Mas, mesmo que tivesse, a chama ainda não ficaria verde. Então, hoje iremos aprender 5 curiosidades envolvendo fogo e fósforo, inclusive como criar fogo verde.

1- FÓSFORO VERMELHO

O fósforo branco pega fogo espontaneamente com o ar, por isso o fósforo vermelho vai por cima do branco no palito de fósforo. (Combustão espontânea)

2- CERA 

Cobrindo o palito de fósforo com cera o deixará à prova d'água. (Pode ser cera de ouvido).

3-PARAFINA

O fósforo é emergido em parafina antes de serem terminados os palitos para criar um inibidor de chamas porque antigamente as pessoas se queimavam o tempo todo quando os palitos de fósforo eram criados diretamente com o fósforo branco.

4- FOGO EM ONDAS

O  fogo se comporta como os fluidos, em ondas ordenadas e previsíveis.

5 BORÁX, COBRE E SÓDIO

Sódio deixa o fogo amarelo, embora o vestibular, a escola e os cursinhos digam o contrário (pelo menos no Brasil). É sempre uma questão que encontraremos na matéria de Química, mas que está errada; já é hora de corrigir.

Para fazer fogo verde você precisa de boráx ou cobre. 

Aprenda mais na série "O fantástico mudo do óbvio" do canal "National Geographic".

Ateu Poeta
30/10/2014