Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TODAS AS PESSOAS DE OLHOS AZUIS DESCENDEM DO MESMO SER HUMANO

TODAS AS PESSOAS DE OLHOS AZUIS DESCENDEM DO MESMO SER HUMANO

CHARLES NISZ



Charles Nisz é jornalista desde 2001. Já cobriu Economia, Meio Ambiente e Tecnologia, com passagem pela Agência USP de Notícias, jornal DCI, MSN, e UOL. Já foi correspondente internacional do site Opera Mundi. Mestre em Jornalismo pela USP, dá aula sobre Informação e Novas Mídias na ECA/USP e é fascinado pelas novidades que aparecem na internet.

Olhos azuis correspondem a 8% da população da Terra, cerca de 600 milhões de pessoas. Uma pesquisa realizada pelo geneticista dinamarquês Hans Eiberg com DNA mitocondrial revelou um dado curioso: todas as pessoas com olhos azuis descendem do mesmo ser humano. De acordo com o estudo, uma única mutação genética transformou o olho castanho em azul.


Eiberg localizou essa mudança na coloração da íris com exatidão de tempo e espaço: esse humano de olho mutante vivia na região do Mar Negro (sul da Europa), cerca de 7 mil anos atrás. A mutação foi seguindo geração em geração e se manteve nas características humanas até os dias atuais - 300 gerações depois, segundo o site Mind Unleashed.

A descoberta pode ser a explicação para a alta concentração de olhos azuis no Velho Continente, especialmente no Leste Europeu: na Ucrânia, 53% das pessoas têm olhos azuis. Depois, a mutação se espalhou para a América do Norte e Oceania. “Uma alteração no gene OCA2, criou um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ o fenótipo de olhos castanhos”, explica Eiberg.

Geneticistas explicam que o gene OCA2 controla a produção de melanina, pigmento regulador da cor da pele, cabelos e olhos. A produção de melanina não foi totalmente bloqueada (isso causaria albinismo), criando humanos com olhos azuis. Antes dessa mutação, toda a humanidade tinha olhos escuros. Uma bela surpresa da natureza, né?

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/todas-as-pessoas-de-olhos-azuis-sao-descendentes-015351170.html