Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

terça-feira, 14 de abril de 2015

IMPRENSA SE CALA DIANTE DA AMEAÇA AO FOTÓGRAFO DO EXTRA

http://colunadiamante.blogspot.com.br/2015/04/imprensa-se-cala-diante-da-ameaca-ao.html
IMPRENSA SE CALA DIANTE DA AMEAÇA AO FOTÓGRAFO DO EXTRA


Após fotografar um policial do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) usando uma touca ninja, em uma operação no Complexo do Alemão, a vida do fotógrafo Fabiano Rocha, do jornal Extra, mudou bastante.

Dias antes, o fotógrafo havia denunciado as condições precárias das UPPs (Unidades de Policia Pacificadora), o que não costuma agradar a cúpula da Policia Militar. Publicada pelo jornal Extra, do grupo InfoGlobo, a foto forçou indagações à Policia Militar, pois o uso dessas máscaras é ilegal.

Não precisou muito e o fotógrafo passou a ser ameaçado de morte.

Fabiano precisou deixar o Rio de Janeiro, pois acreditar que providências serão tomadas pela Secretária de Segurança do Estado é uma ingenuidade que pode lhe valer a vida.

O que é curioso é a baixa relevância que os próprios veículos de comunicação têm dado ao acontecimento. Nas manifestações populares a revolta da imprensa é sempre exagerada devido a expulsão de alguns profissionais dos atos quando os manifestantes não concordam com a linha editorial do veículo – o que, de fato, não deveria acontecer.

Não fica muito claro o porquê da indiferença dada ao assunto, já que se trata de fato muito mais grave. É ameaça de morte promovida por funcionários públicos que supostamente deveriam trabalhar pela segurança pública.

Se Fabiano já estivesse morto, talvez a cobertura fosse ainda menor.