Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

GENTILI TEM MAIS DE 6 MILHÕES DE FÃS FAKES NO TWITTER

http://colunadiamante.blogspot.com.br/2015/06/gentili-tem-mais-de-6-milhoes-de-fas.html
GENTILI TEM MAIS DE 6 MILHÕES DE FÃS FAKES NO TWITTER


por Natalia Viana, da Pública

A ascensão dos grupos conservadores nas redes sociais
Da revolta 'pop' ao uso de perfis fake e robôs importados da campanha eleitoral, a direita abraça a rede


(...) De fato, robôs que ajudam na indexação do Google, fábrica de likes e perfis fake são hoje de uso comum na promoção digital de empresas, segundo conta Cassio Politi, diretor da Tracto, uma agência de “content marketing” – o que ele considera uma “má prática” do mercado. “Você pode pagar para ter 1 milhão de views no YouTube. Você paga US$ 50 para um carinha que tem milhares de perfis fake no YouTube, Twitter e Facebook ver seus vídeos. E o Facebook, hoje, é uma grande loja de likes. Se você tem um número grande de visualizações, depende 20% da qualidade do conteúdo e 80% do quanto você pagou para o Facebook para promover o conteúdo”, diz. 

"Algumas agências, conta, criam perfis de “reserva” nas redes, para serem acionados quando há uma novidade sobre a marca. “A técnica é fazer os comentários positivos logo de cara, porque eles entendem que os primeiros vão dar o tom do discurso dos demais.” (...) 


(...) Um membro da equipe digital de Aécio Neves revela que um dos grandes métodos dessa campanha foi o “aluguel” de perfis já famosos no Twitter – alguns com mais de 1 milhão de seguidores – que receberam dinheiro para passar a fazer comentários positivos sobre determinado candidato. O expediente é amplamente usado também pelas agências de publicidade que compram posts pagos, por exemplo, em blogs de determinado nicho – como o de moda ou culinária – ou em contas de Twitter dos famosos. “O pessoal veio oferecer perfis para mim. Ofereceram uma lista com vários, cem perfis, eram pessoas que já tinham perfis bombando.”(...)


Aécio Neves que manteve a própria equipe durante a campanha, encabeçada pelo mineiro Pedro Guadalupe (uma rápida pesquisa revela que ele possui domínios como dilmamente.com.br, dilmabolada.com.br, brasilpoder.com.br, dilmavez.com.br e mudamemso.com.br) – possui uma série de perfis fake próprios, que funcionam há alguns anos. (...)

No Facebook (...) o objetivo de criar perfis fake não é o mesmo dos robôs de Twitter. “Não são para disseminar histórias, mas para interagir. Isso funciona. Não é muito complexo elaborar esse perfil. Ele é feito muito mais para intimidar quem escreve do que para gerar votos. Ele tem um efeito psicológico forte em quem escreveu.”(...)

Para o professor Fábio Malini, “o efeito dos bots no Brasil foi aumentar a temperatura do debate eleitoral”. Ele explica que a motivação emocional se dá em rede em torno da velocidade da publicação de muitas mensagens. “Quando a velocidade aumenta, mil tuítes a cada minuto, isso só vai aumentando o nível de ansiedade em torno daquele tema. Isso provoca no usuário essa movimentação toda na timeline, cria um efeito imediato, provado em estudos do próprio Facebook, de criar um engajamento maior”. Para ele, os perfis fake tiveram na última campanha o papel de “gerar emoção” na política.(...)

“A gente está vivendo uma experiência política que é nova na nossa experiência moderna: a emoção na pauta política.” Porém, ele alerta que o Facebook de 2015 não é o mesmo de 2013 “Antes a organicidade era muito grande. A Mídia Ninja por exemplo se irradiava a muitos usuários. No final de 2014, o Facebook decidiu que só vai ter mídia orgânica quem paga. Logo o Facebook se tornou uma máquina na qual quem tem grana consegue propagar sua informação pra mais gente. Criou-se o abuso de poder econômico”.(...) 

Um dos boatos mais marcantes da campanha de 2014 dizia que o doleiro Alberto Yousseff, um dos principais delatores da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, teria sido envenenado pelo PT. O boato surgiu após Yousseff ter sido internado no hospital, no dia 25 de outubro, véspera do segundo turno. A primeira menção a envenenamento, às 18h45, veio em um perfil de Twitter que até hoje é usado sistematicamente para retuitar menções contra o governo. A seguir, os perfis que apoiavam a eleição de Aécio passaram a repercutir o boato – incluindo desde perfis menos conhecidos como @esperancaetica até o Twitter do Lobão. Um tuíte que teve repercussão foi o do Dr. Angelo Carbone, um advogado de São Paulo que se dedica a fazer campanha anti-governo no Twitter. (...)

Cerca de 50 robôs usados na campanha de Aécio continuaram a operar mesmo depois da derrota de outubro. Isso significou um fluxo contínuo de material anti­Dilma, alimentando os aecistas e insistindo na tese do maior escândalo de corrupção da história(sic), do envolvimento pessoal de Dilma e Lula com a corrupção na Petrobras e na tese do estelionato eleitoral. Tudo com suporte avassalador da mídia tradicional. Simultaneamente, a partir do final de janeiro, as páginas mais radicais contra o governo passaram a trabalhar com invejável profissionalismo, com uso de robôs e redes de Whatsapp”.(...)

o perfil de Danilo Gentili, um dos mais importantes “influenciadores” de direita, possui mais de 6 milhões de seguidores falsos, 58% do total de 10,5 milhões.

“A internet evolui tecnologicamente e organizativamente”, analisa o sociólogo Manuel Castells. “Hoje em dia, tudo o que ocorre na sociedade se expressa na internet, a liberação e o terrorismo, o feminismo e o pornô, comércio de tudo e culturas alternativas. Tudo se expressa na internet e é decisivo para qualquer projeto, negócio ou atividade. Portanto, é normal que haja fortes campanhas de direita, financiadas por grupos internacionais conservadores como as Indústrias Koch, presentes no Brasil; que isso ocupe espaços na internet e que, como tem mais dinheiro, tenha mais atividade”, diz o sociólogo.(...)


“Além disso, o surgimento de robôs é uma mudança fundamental. Mas há uma diferença. Os grupos poderosos têm dinheiro e poder institucional e têm tudo, televisão, jornais, internet e qualquer meio de comunicação de massa. Mas os movimentos críticos somente têm a internet, com algumas exceções. Por isso, a defesa da liberdade na internet e a utilização da internet são essenciais para os movimentos críticos ao sistema.”

Castells conclui: “O que é certo é que a comunicação dos jovens passa pelas redes sociais, e por isso os partidos e movimentos de todo tipo intervêm nas redes sociais, porque a única coisa segura sobre o futuro é que são os jovens de hoje que o farão. Quem mais influenciar a mente dos jovens no espaço da comunicação construirá as bases do poder – conservador, reformista ou revolucionário – no Brasil”.


http://www.livreimprensa.com.br/a-fraude-dos-milhoes-de-seguidores-de-danilo-gentili-nas-redes-sociais/

http://www.blogdacidadania.com.br/2013/11/ser-atacado-por-danilo-gentili-enaltece-qualquer-biografia/
http://nogueirajr.blogspot.com.br/2015/06/o-poder-discricionario-da-imprensa.html

https://radioamantes.wordpress.com/2015/04/29/ao-morning-show-danilo-gentili-fala-sobre-briga-com-rafinha-bastos-perseguicao-de-fakes-e-novo-quadro-na-jovem-pan/

http://www.tvpravc.com.br/novela/rafinha-bastos-critica-danilo-gentili-em-entrevista/

http://boainformacao.com.br/2015/06/quase-60-dos-seguidores-de-gentili-sao-fake/
http://www.alagoasnanet.com.br/v3/so-nao-queria-ficar-fake-diz-gentili-sobre-estreia-no-cinema/

http://www.libertar.in/2013/10/mais-um-mercenario-ate-pagina-fake-do.html

http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/quase-60-dos-seguidores-de-gentili-sao-fake.html
https://fichacorrida.wordpress.com/

http://www.contextolivre.com.br/2015/06/a-fraude-dos-milhoes-de-seguidores-de.html



http://www.bastidoresdatv.com.br/televisao/marcelo-tas-e-danilo-gentili-disseminam-xingamentos-a-dilma-diz-site/

http://otvfoco.com.br/tem-um-exercito-de-fakes-que-me-perseguem-sao-pessoas-do-pt-diz-danilo-gentili/

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/40801/financiada+por+institutos+dos+eua+direita+latino-americana+busca+conquistar+jovens+com+nova+roupagem.shtml

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/40803/revolta+pop+perfis+fake+e+bots+turbinam+ascensao+de+grupos+conservadores+nas+redes+sociais.shtml

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-fraude-dos-milhoes-de-seguidores-de-danilo-gentili-nas-redes-sociais-por-kiko-nogueira/

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/186313/Quase-60-dos-seguidores-de-Gentili-s%C3%A3o-fake.htm

http://www.folhapolitica.org/2013/12/danilo-gentili-diz-que-facebook.html

http://www.clickpb.com.br/noticias/tecnologia/gentili-e-plinio-fakes-atacam-dilma-e-serra/