Coluna Diamante

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
O nome Diamante é por conta do primeiro livro impresso no mundo, o Diamante-Sutra, sem o qual não existiria a impressão como a conhecemos hoje em dia.

segunda-feira, 30 de março de 2015

OBAMA PEDE LULA COMO SECRETÁRIO GERAL DA ONU



OBAMA PEDE LULA COMO SECRETÁRIO GERAL DA ONU


http://colunadiamante.blogspot.com.br/2015/03/obama-pede-lula-como-secretario-geral.html



Em discurso, presidente dos Estados Unidos disse que ex-presidente levou o Brasil a um patamar incrível, na luta contra a pobreza e a fome. Segundo Obama, Lula é a pessoa ideal para ocupar o cargo mais alto da Organização das Nações Unidas

Por Redação - com informações das agências internacionais


Segundo a agência internacional de noticias EFE, Obama nesta manhã discursou em evento na Casa Branca e destacou a "paz entre nações" em seu discurso. 


Obama também falou sobre o papel da ONU nessa questão, e que seria importante um líder que levasse a ONU a um padrão mundial de pacificador e apoio institucional as crises de guerra que abrangem o mundo, além da luta contra a fome e a discriminação. 

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Lula é a pessoa ideal para ocupar o cargo, o ex-presidente segundo ele, levou o Brasil a um patamar incrível enquanto foi presidente, na luta contra a pobreza e a fome, além dos acordos internacionais. 

Em 2010, o ex-presidente disse que não deve ocupar um cargo como este, pois o cargo de secretário-geral da ONU deve ser exercido por um técnico, e não por um ex-presidente.

O secretário-geral das Nações Unidas é o mais alto funcionário das Nações Unidas. Roosevelt chegou a nomeá-lo como “moderador do mundo”, e na Carta das Nações Unidas, a posição é descrita como “chefe administrativo oficial”. E segundo consta, esse é o próximo passo almejado pelo presidente Lula

A nomeação do secretário-geral é feita pela Assembléia Geral, após recomendação do Conselho de Segurança (passível de veto). Atualmente, o mandato do cargo consta de cinco anos, podendo estender-se por um segundo termo, sendo utilizado também o critério de rotação geográfica e da origem distinta dos membros permanentes do Conselho de Segurança. Basicamente, trata-se do exercício da diplomacia e mediação sobre questões globais.

Em visita ao Oriente Médio, Lula colocou-se em posição de mediador dos conflitos Israel/Palestina. O porta voz da presidência da Palestina declarou que “[…] ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”. E, em mais uma de suas típicas metáforas, Lula disse que “O vírus da paz está comigo desde que eu estava na barriga da minha mãe”.

São 8 os que ocuparam o posto de Secretário-Geral da ONU: Trygve Lie (Noruega), Dag Hammarskjöld (Suécia), U Thant (Mianmar), Kurt Waldheim (Áustria), Javier Pérez de Cuéllar (Peru), Boutros Boutros-Ghali (Egito), Kofi Annan (Gana) e Ban Ki-moon (Coréia do Sul). Se por um lado o posto de Secretário-Geral exige muito jogo de cintura, por outro é uma posição de extrema visibilidade.


O mandato do atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai até o final de 2016. Assim, a escolha formal de quem vai sucedê-lo ocorrerá em meados de 2016, daqui a aproximadamente 1 ano e meio. O mandato é de 5 anos renovável por mais 5, pois apesar de formalmente não haver um limite de mandatos consecutivos, o limite de dois mandatos tem sido uma tradição muito forte quanto ao cargo. Assim, os próximos 10 anos do cargo mais importante da ONU podem estar em jogo, e nesse caso, mesmo 1 ano e meio antes da decisão final, as negociações quanto às candidaturas já estão ocorrendo com relativa intensidade.


Uma vez que o desafio principal da eventual candidatura de Lula seria não ter o veto de nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, é preciso analisar as condições políticas de cada um desses cinco membros. É aí que reside a grande particularidade deste momento histórico que favorece a eleição de Lula. Nos Estados Unidos, é Barack Obama, do Partido Democrata, e não um presidente do Partido Republicano, que será o chefe de Estado do país durante todo o processo de negociação e eleição. Na França, é François Hollande, do Partido Socialista, que em 2012 venceu Nicolas Sarkozy e encerrou 17 anos seguidos em que os conservadores estiveram na presidência do país, que será o chefe de Estado no processo. No Reino Unido, haverá eleições gerais em maio de 2015, e o favorito para ser eleito primeiro-ministro é o atual líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, que disputará o cargo com o atual primeiro-ministro do Partido Conservador, David Cameron. Se Miliband vencer, estará no cargo desde um ano antes da escolha de próximo secretário-geral da ONU, ou seja, será a liderança decisiva do Reino Unido quanto à posição do Reino Unido. Na Rússia, o presidente durante todo o processo será Vladimir Putin, que muito dificilmente vetaria o nome de Lula, não só pela questão dos BRICS, mas por questões geopolíticas até mais amplas. Quanto à China, o nome de Lula atenderia a requisitos importantes do país, como o aumento da inserção da China na economia mundial através das parcerias globais que o país está estabelecendo com países de todos os continentes, incluindo fortemente América Latina e África.


E qual é a importância de ser secretário-geral da ONU? Hoje em dia, há diversos temas de enorme importância que por sua natureza precisam de uma instância global de administração, porque afetam necessariamente a todos de uma forma intensamente difusa e inter-relacionada. Como exemplo posso citar três assuntos, importantíssimos. A preservação do meio ambiente (dentro da qual se inclui o aquecimento global) a gestão do armamento nuclear (que tem o potencial de destruir a civilização humana) e a administração da Internet (pela exponencial interconexão que gera entre as populações dos países). O mundo precisa de uma ONU que cumpra seu necessário papel, e por isso um secretário-geral que a faça funcionar com legitimidade popular e poder institucional relativamente efetivo é fundamental neste momento da história.

E qual seria o caminho concreto mais efetivo para que Lula fosse eleito secretário-geral da ONU em 2016? Obviamente, o próprio Lula teria que aceitar se candidatar. A única possibilidade disso acontecer me parece que é a formação de um movimento mundial em torno de seu nome composto de duas vertentes essenciais: 1) a formação e divulgação de uma lista de mais de 100 chefes de Estado e de governo do mundo apoiando a escolha de Lula como o próximo secretário-geral da ONU. 2) a expressão, organização e articulação popular em todo o mundo, especialmente na Internet e particularmente nas redes sociais, espaços em que os povos da Terra poderão se comunicar e se organizar mais eficazmente para ajudar a colocar no principal cargo da instituição que é o embrião do país planeta Terra uma pessoa que já provou que é capaz de se tornar o primeiro líder genuinamente mundial da história deste pálido ponto azul da nossa galáxia.

quarta-feira, 25 de março de 2015

ARQUIVO X VOLTARÁ PARA ÚLTIMA TEMPORADA

Treze anos após a exibição do último episódio de Arquivo X, o seriado anunciou seu retorno para uma última temporada. E com a equipe original, incluindo os protagonistas David Duchovny e Gillian Anderson na pale dos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully.

O criador e produtor executivo do programa, Chris Carter, também estará de volta, dirigindo a temporada que contará com seis capítulos.

A produção está prevista para começar no meio do ano, mas a data de estreia só será anunciada posteriormente. Sabe-se apenas que a exibição será, novamente, na Fox.

Arquivo X ficou no ar entre 1993 e 2002, o que gerou nove temporadas e dois filmes. Foi um dos programas de ficção científica mais longos e premiados da história, tendo conquistado 16 Emmy, cinco Globos de Ouro e um Peabody Award.

FLORINDA MEZA E FILHOS DE BOLAÑOS BRIGAM POR HERANÇA

http://colunadiamante.blogspot.com.br/2015/03/florinda-meza-e-filhos-de-bolanos.html 
FLORINDA MEZA E FILHOS DE BOLAÑOS BRIGAM POR HERANÇA
Por CARAS Digital 

Florinda Meza briga com filhos de Roberto Bolaños por herança


Filhos de Roberto Bolaños querem mais dinheiro do que foi deixado no testamento para ele

Florinda Meza, a eterna Dona Florinda do seriado Chaves, decidiu comprar briga com os filhos de Roberto Bolaños, que morreu em novembro do ano passado, aos 85 anos. De acordo com a revista TV Notas, a atriz e os filhos do seu marido não estariam se entendendo com a herança deixada por ele. 

Os filhos de Bolaños querem mais dinheiro do que o que foi deixado para eles e estão alegando que o humorista escreveu o testamento quando já estava doente, por isso não teria condições de fazer uma divisão justa. Florinda não gostou nada da história. 

Bolaños, que criou Chaves e Chapolin, teria deixado uma fortuna avaliada em US$ 15 milhões para ser dividida entre Florinda, com quem era casado, e os seis filhos que ele teve com Graciela Fernández, a primeira mulher do ator. 

Florinda esteve no Brasil neste ano e falou sobre a morte de Bolaños no Programa do Ratinho, do SBT: "Na verdade, minha vida está bagunçada. Não é fácil se recuperar de uma perda tão grande. Você simplesmente se conforma em sobreviver. Não tem como se recuperar. O que me resta a viver é muito difícil, não haverá tempo suficiente para se recuperar"

--------------------------------------------------------

Florinda se relacionou com três homens do "Chaves"

Intérprete de "Chiquinha" fez revelações sobre a vida amorosa da viúva de Bolaños nos bastidores


Florinda é acusada pelo fim do primeiro casamento de Bolaños / Divulgação

Por: Diário SP Online 
A atriz que interpretou Chiquinha no seriado “Chaves”, Maria Antonieta de las Nieves, revelou que Florinda Meza, que encarnou Dona Florinda e era casada com o ator protagonista Roberto Bolaños, já teve casos com três atores da série infantil.
Leia mais:

Em entrevista a uma atração da TV peruana “Magaly Medina”, Maria Antonieta contou que, quando Bolaños e Florinda iniciaram o affair, ele ainda era casado com a primeira esposa Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos.


“Para mim, foi muito difícil a relação deles. Cada um faz o que quer da sua vida, o que mais lhe agrada, mas quando machucam uma pessoa que você adora, aí sim, dói, e me doeu muito”, disse sobre a traição.



“Chiquinha” ainda afirmou que Florinda Meza foi a responsável pelo fim do primeiro casamento de Bolaños. “Ele não merecia uma mulher maravilhosa, íntegra, supercatólica, amante do marido e dos filhos. Uma mulher como ela [Graciela Fernández Pierre] havia muito poucas”, desabafou.




Maria Antonieta de las Nieves contou que o braço-direito de Bolaños também se envolveu com "Dona Florinda" /Reprodução

Além disso, segundo ela, a atriz também “se intrometeu” no casamento de outro colega de cena. Carlos Villagrán, intérprete de Kiko, também traiu a esposa com a “mamãe” da série. Porém, Maria negou que ele e Bolaños teriam brigado por conta de Florinda.


"Foi antes [de Roberto Bolaños]. Nunca os vi discutirem por isso, jamais, porque Kiko era muito namorador, ainda que ele também estivesse casado. Já conheci três ou quatro namoradas de Kiko, três esposas."

A vida amorosa de Florinda Meza, em torno do seriado “Chaves”, não termina por aí. “Chiquinha” contou que ela também foi vista com o braço-direito de Bolaños, o produtor e diretor Enrique Segoviano.

Para terminar a entrevista, Maria Antonieta de las Nieves alfinetou a relação entre Florinda e Roberto. Ela impedia que a imprensa e os ex-colegas de “Chaves” se aproximassem de Bolaños durante os últimos dias de vida.

domingo, 22 de março de 2015

MORRE O ATOR CLÁUDIO MARZO

Morre o ator Cláudio Marzo aos 74 anos

O ator estava internado no Rio de Janeiro com um quadro infeccioso e sofreu uma parada cardíaca.

Tatiana Regadasdo EGO, no Rio

Perfil Cláudio Marzo (Foto: João Miguel Junior / TV Globo)Cláudio Marzo (Foto: João Miguel Junior / TV Globo)
Morreu neste domingo, 22, no Rio de Janeiro, aos 74 anos, o ator Cláudio Marzo. O ator, que vinha enfrentando uma série de problemas de saúde nos últimos anos, estava internado desde o dia 4 de março na Clínica São Vicente, na Gávea , Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele foi internado com enfisema pulmonar e o quadro se agravou. O ator morreu neste domingo 22, às 5h39, com quadro infeccioso de pneumonia.
Betty Faria em festa no Rio (Foto: Isac Luz/ EGO)Betty Faria em festa no Rio (Foto: Isac Luz/ EGO)
A informação foi confirmada ao EGO pela atriz Betty Faria, ex-mulher do ator. "É verdade. Cláudio morreu na madrugada deste domingo, 22, de uma parada cardíaca. Ele estava com a milha filha (Alexandra) e a mulher, Neia, do lado. Ele estava sofrendo."
Segundo Betty, a família vai esperar a chegada do outro filho de Cláudio, Diogo (do casamento com Denise Dumont), que mora na Austrália, para fazer o velório e a cremação: "Acredito que o velório deve ser na quarta-feira. Nós estamos tristes, mas ele estava sofrendo".
A atriz Xuxa Lopes, também ex-mulher do ator, falou sobre a perda: "Foi nesta madrugada que ele faleceu. Meu filho, Bento, está filmando fora do Rio e está vindo pra cá. Cláudio também é pai de Diogo e ele mora na Austrália, mas também está vindo pra cá. A gente já estava acompanhando e sabia que ele não estava bem  há um tempo, mas sempre é susto uma notícia como essa".
Segundo Xuxa, o ator não conseguia largar o cigarro. "Cláudio fumava muito. Uma vez ele me contou que começou a fumar com 13 anos. Ele gostava, mesmo sabendo que não podia. Ele já estava internado há um tempo. Era tratado, melhorava, voltava pra casa...", lamentou ela: "Cláudio foi muito importante para muitas pessoas, uma pessoa com a mente aberta nos anos 70. Teve um vidão também! Uma vida sensacional, foi muito feliz em todas as áreas. Ele casou com quem ele quis, ele amou, ele fazia o que pensava. Graças a Deus ele teve a vida que ele quis. Isso é muito raro acontecer. Ele foi um homem muito feliz e generoso. Nós éramos amigos até hoje. Fico com dó porque hoje a gente consegue esticar a vida. Acho que Cláudio foi embora um pouco cedo".
No início da noite deste domingo, Sofia - mulher de Bento - disse que ainda não havia previsão de data e local para o velório e sepultamento. "Estamos esperando Diogo resolver a passagem para poder estar aqui", reforçou.
Cláudio Marzo - Irmãos Coragem 1970 (Foto: CEDOC / Globo)Cláudio Marzo em 'Irmãos Coragem 1970'
(Foto: CEDOC / Globo)
Saúde frágil
No início de fevereiro, Marzo já havia passado pouco mais de uma semana internado no mesmo hospital com quadro infeccioso, associado à insuficiência renal e a um enfisema descompensado, de acordo com boletim médico divulgado na ocasião e assinado pelo Doutor João Manuel Pedroso, clínico geral e cardiologista do ator.

Em dezembro de 2014, Marzo ficou internado por três dias no Centro de Tratamento Intensivo também na clínica São Vicente, com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia.
Cláudio já havia sido internado outras três vezes em 2013. A última, em novembro daquele ano, com quadro de hemorragia digestiva e diverticulite e, um mês antes, por conta de outra hemorragia digestiva. Em setembro, a causa que levou o ator para o hospital foi uma insuficiência respiratória associada a uma pneumonia.

Carreira e vida
O ator tem três filhos: Bento, de seu casamento com a atriz Xuxa Lopes; Alexandra Marzo, de sua união com Betty Faria, e Diogo, de seu relacionamento com Denise Dumont. Seu último trabalho na televisão foi no último trabalho na Globo foi no seriado "Guerra e Paz", em 2008. Sua última novela foi “Desejo proibido”, em 2007, dando vida a Lázaro Simões.
Marzo esteve no elenco de importantes produções da Globo, como “Irmãos coragem” (1970), “Saramandaia” (1976), “A indomada” (1997) e "Mulheres apaixonadas" (2003). No cinema, o ator fez parte de produções brasileira como “O Xangô de Baker Street”, baseado na obra de Jô Soares, e “A Dama da Lotação”, com a atriz Sônia Braga, e fez sucesso no longa "O homem nu".

sábado, 14 de março de 2015

UNIÃO MUÇULMANA PRÓ-CALIFADO: ESTADO ISLÂMICO SE UNE OFICIALMENTE AO BOKO HARAM

UNIÃO MUÇULMANA PRÓ-CALIFADO: ESTADO ISLÂMICO SE UNE OFICIALMENTE AO BOKO HARAM
Estado Islâmico se une oficialmente ao Boko Haram 

Grupo que ocupa cidades sírias e iraquianas declara “expansão do califado para a África Ocidental”

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
01
Exército lançou ataques contra posições do EI no centro de Tikrit
PUBLICADO EM 13/03/15 - 03h00

Beirute, LíbanoO grupo jihadista Estado Islâmico aceitou o juramento de lealdade dos islamitas nigerianos do Boko Haram, segundo uma gravação de áudio apresentada como um discurso do porta-voz do EI, difundida nesta quinta nas redes sociais.
“Anunciamos a boa nova da expansão do califado para a África Ocidental porque o califa, que Deus o preserve, aceitou a lealdade dos nossos irmãos do grupo sunita para a pregação e a jihad”, disse Mohammed al-Adnani, porta-voz do EI, em alusão ao nome em árabe do Boko Haram.

Ele mesmo uma radicalização do Islã sunita, o EI tomou grandes pedaços do território iraquiano e da Síria, onde declarou um “califado”, e também recebeu declarações de lealdade de jihadistas no Egito e na Líbia.

No sábado, em uma gravação atribuída ao líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ele disse, “nós anunciamos nossa lealdade ao Califa dos Muçulmanos, Ibrahim ibn Awad ibn Ibrahim al-Husseini al-Qurashi”, referindo-se ao líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi.

Exército iraquiano lança nova etapa da operação em Tikrit

Tikrit, Iraque. Os sons de foguetes e morteiros eram ouvidos em Tikrit nesta quinta, enquanto forças de segurança iraquianas enfrentavam militantes do grupo Estado Islâmico, um dia depois de entrarem na cidade sunita, onde nasceu o ex-ditador Saddam Hussein.

A retomada de Tikrit é vista como um passo importante em relação aos extremistas, que tomaram boa parte do norte e oeste do Iraque no ano passado e controlam um terço do Iraque e da Síria. Tropas iraquianas e milicianos xiitas aliados entraram em Tikrit pela primeira vez na quarta-feira, a partir de pontos no norte e no sul da cidade.

O chefe da operação militar disse nesta quinta que as tropas lançariam a segunda fase da ofensiva ainda nesta quinta, na medida em que tentam alcançar o centro da cidade. Os militantes tentam expulsar as forças de segurança com francoatiradores.

http://www.otempo.com.br/capa/mundo/estado-isl%C3%A2mico-se-une-oficialmente-ao-boko-haram-1.1007993