sábado, 16 de novembro de 2019

IMPÉRIO PERSA E CIVILIZAÇÃO HEBRAICA (PROVA)

Resultado de imagem para gilgamesh[
https://colunadiamante.blogspot.com/2019/11/imperio-persa-e-civilizacao-hebraica.html
IMPÉRIO PERSA E CIVILIZAÇÃO HEBRAICA (PROVA)

Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
Curso de Licenciatura Específica em História

História Antiga I

prof. Ednaldo Ribeiro de Oliveira
(especialista em metodologia do ensino de História da UECE)

Universitário: José Aroldo Gonzaga Arruda Filho

IMPÉRIO PERSA E CIVILIZAÇÃO HEBRAICA



Pacoti-Ceará
2008




1-Comente as origens e desenvolvimento do império persa.

R= Pouco se sabe dos persas antes do séc. VI a.C. Eram vassalos dos medos. Em 559 a.C., Ciro tornou-se rei de uma das tribos e depois de todos os persas, fundando um vasto império; conquistou a Lídia e a Babilônia, morrendo em guerra com tribos bárbaras em 529 a.C.

Seu filho, Cambises II, conquistou o Egito, foi assassinado em 525 a.C., quando Dario se apossa do trono. Dario I (governa de 521 a 486 a.C) padronizou as moedas e o sistema de pesos e medidas. Conquistou a Trácia, impôs tributos aos gregos e os forçou a servir em seu exército.

Em 479 a.C., os persas são expulsos da Grécia. Seguiu-se 150 anos de revoltas. Em 330 a.C foram conquistados por Alexandre Magno.

2-Descreva pontualmente a cultura persa.

R= Sua cultura era eclética, baseada na de outros povos. Inventaram um alfabeto de 39 letras baseado no dos arameus, adotaram o calendário solar e a arquitetura egípcia (pita e colunata), babilônico-assírio (plataformas e elevados terraços), mesopotâmica (decorativos) e grega (caneluras e ornatos das colunas). Suas grandes construções eram palácios. O mais famoso é o de Dario em Persépolis.

A religião zoroástrica (ou mandeísmo) se espalhou por quase toda a Ásia ocidental. Zoroastro (Zaratustra) talvez tenha sido o primeiro a imaginar um sistema de fé. Ahura-Mazda e Ahriman eram as duas faces de seu mesmo deus, um bom outro mau. Existiriam pecados mortais, sendo agiotagem o pior de todos quando realizado com alguém da mesma religião.

Um deus, Mitra (mitraísmo), espécie de avatá caldeu, fora introduzido na cultura persa como auxiliar de Ahura-Mazda, tornando-se o maior concorrente do cristianismo e do paganismo com a sagração do domingo e de 25 de dezembro.

Em 250 d.C., Mani, sacerdote de Ecbátana, funda o Maniqueísmo, concebendo duas divindades de reinos opostos; Satã com a matéria e Deus com o virtual (fogo, luz e almas). Dividiu a raça humana em perfeitos e ouvintes. Os perfeitos seriam Noé, Abraão, Zoroastro, Jesus, Paulo, entre outros, e Mani (o maior de todos).

O terceiro culto do zoroastrismo seria o gnosticismo (gnosis = conhecimento), seus seguidores se consideravam detentores de um conhecimento absoluto emitido por Deus a eles diretamente. (séc.II).

3-Caracterize a civilização hebráica.

R= Os hebreus adotaram os 10 mandamentos, a estória do dilúvio (Gilgamech), deixaram mais de 2/3 da Bíblia escrito e criam num deus único. Não possuem características físicas distintas dos outros povos. Sua origem é confusa. Foram escravizados pelos egípcios e fugiram com Moisés por seu líder.

4-Comente a origem dos hebreus, envolvendo o processo político, religioso, cultural e seu legado.

R= Talvez originários da Arábia. Escravizados pelo faraó de pois de 1600 a.C.. Entre 1300 a 125 a.C. Moisés se torna líder dos hebreus, criando o cultura Iavé e os conduzindo ao monte Sinai. Conquistando a Palestina (Canaã).

Por contato com babilônicos, hititas e egípcios, praticavam a agricultura, o comércio e a escrita. Sua religião incluía sacrifícios humanos e prostituição nos templos.

Misturaram-se com e adotaram parte da cultura dos cananeus. Foram conquistados pelos filisteus. Formaram monarquia depois de 1025 a.C. Saul foi considerado rei das 12 tribos hebreias, este se matou com a própria espada.

Davi se torna rei por 40 anos, unindo as 12 tribos num Estado único. Salomão foi o último rei da monarquia unificada, estabelecendo um harém de 700 esposas e 300 concubinas, cedeu 20 cidades e mandou 30.000 hebreus para trabalhar em Tiro, nas minas e florestas de Hirão I para pagar caros materiais comprados. Morreu em 922 a.C..

10 das 12 tribos fundaram um reino à parte, não obedecendo a Reboão, filho de Hirião, o rei de Israel. As 2 do sul foram para o reino de Iudá. Ambos são conquistados pela Assíria.

Os 4 principais períodos de sua religião são:

1°- Pré-mosaico (1259 a.C.). Vários deuses da floresta que passam a ser antropomórficos.

2°- Monolatria nacional (séc. XIII a.C.). Crença em Iavé (erroneamente transcrito Jeová)

3°-Revolução religiosa hebraica (de 539 a 300 a.C.).

Cultura voltada para o Direito, Literatura e Filosofia. Sua influência no ocidente foi principalmente ética e religiosa (cristianismo).