sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Caso Jeffrey Epstein


Caso Jeffrey Epstein



"O caso de Jeffrey Epstein (1953–2019) teve desenvolvimentos significativos em fevereiro de 2026 devido ao cumprimento da Lei de Transparência de Epstein (H.R.4405), que obrigou o Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA a divulgar milhões de documentos anteriormente sigilosos.
Congress.gov +2

Principais Atualizações (Fevereiro de 2026)Liberação Massiva de Arquivos: No final de janeiro e início de fevereiro de 2026, o governo americano publicou o maior conjunto de documentos até hoje, totalizando cerca de 3,5 milhões de páginas, além de milhares de imagens e vídeos.

Novas Investigações no Brasil: O Ministério Público Federal (MPF) brasileiro instaurou um procedimento sigiloso em 10 de fevereiro de 2026 para investigar o aliciamento de brasileiras. Documentos revelaram que Epstein possuía um CPF brasileiro e tentou estabelecer conexões com grandes empresários do país, como Eike Batista e Jorge Paulo Lemann (que negam qualquer relação de negócios ou encontro com ele).

Nomes e Conexões Internacionais:Políticos e Diplomatas: No Reino Unido, o governo iniciou uma revisão após revelações sobre a profundidade da relação entre o diplomata Peter Mandelson e Epstein. O diplomata norueguês Terje Rød-Larsen também enfrenta acusações de corrupção ligadas ao financista.

Cientistas e Acadêmicos: Arquivos da revista Nature detalharam laços mais profundos de Epstein com pesquisadores de instituições como o MIT e Harvard, que expandiu sua investigação interna para incluir doadores citados nos novos documentos.

Controvérsias sobre Redações: Parlamentares americanos, como Ro Khanna e Thomas Massie, criticaram o DOJ por ocultar nomes de "homens poderosos" nos arquivos públicos enquanto deixavam identidades de sobreviventes expostas por erro.
Conclusão do FBI: Uma revisão profunda do FBI, divulgada em 10 de fevereiro de 2026, concluiu que, embora Epstein tenha cometido abusos sistemáticos, não há evidências que sustentem a tese de que ele operava uma "rede organizada e centralizada" de tráfico para elites.
YouTube +13

Resumo do Caso Histórico
Jeffrey Epstein foi um financista bilionário que construiu uma rede de exploração sexual de menores ao longo de décadas.

Wikipedia +1Condenação: Após um polêmico acordo na Flórida em 2008, foi preso novamente em 2019 por tráfico sexual federal.

Morte: Epstein foi encontrado morto em sua cela em Nova York em agosto de 2019; a perícia oficial concluiu suicídio.

Cúmplices: Sua associada, Ghislaine Maxwell, foi condenada em 2021 a 20 anos de prisão por ajudar no recrutamento de vítimas. Em fevereiro de 2026, ela invocou a Quinta Emenda para não testemunhar perante o Congresso"